O Cofre Certo Para Você
Existem no mercado cofres simples e sofisticados. E esses cofres mais simples, não necessariamente são ruins. Não existe cofre pior ou melhor. O que existe são cofres que atendem ou não as necessidades das pessoas ou empresas. Por exemplo, um cofre simples, comprando numa loja de materiais de construção, que é usado durante o dia numa pequena empresa, não é um bom cofre para um hipermercado, por exemplo.
O objetivo da Fichesul é te instruir para que você faça a escolha certa e adquira o melhor cofre de acordo com as suas necessidades. Também não existe cofre inviolável. O que existe são níveis de segurança que conseguem suportar ataques maiores ou menores.
Conheça alguns cofres e as principais diferenças entre os cofres do mercado:
Cofres Comerciais
Esses cofres são geralmente encontradas em lojas de material de construção, hipermercados ou lojas de móveis. Eles são indicados para guardar documentos e valores que não irão pernoitar no local, ou seja, o principal objetivo é evitar que pessoas próximas tenham acesso à esses objetos.
Esses cofres comerciais não são indicados para grandes quantias de valores. Sua estrutura é feita para aguentar poucos minutos de um possível ataque. Dependendo do material, esses cofres podem suportar no até 2 minutos.
Estes cofres possuem segredo de bola cromada. Essa é uma segurança bem comum e qualquer chaveiro pode realizar a abertura em poucos minutos. Outra desvantagem é que, para trocar a senha, é necessário a visita de um técnico.
Esses cofres comerciais são feitos em chapas de aço e geralmente não possuem concreto ou uma estrutura mais reforçada. Num eventual arrombamento, eles entortam com facilidade. Por serem leves, é fácil que os ladrões levem o cofre inteiro para abri-lo em outro local.
Indicações do cofre comercial: lojas e escritórios que não possuem grandes quantias de dinheiro ou valores. Serve como um guarda documentos.
Cofre Digital / Mecânico
Esses cofres são indicados para guardar pequenos valores, documentos, jóias, relógios e passaportes.
Apesar de não possuírem concreto em sua confecção, eles tem uma chapa um pouco mais reforçada e suportam um arrombamento de curto período. Esse cofre é ideal para manter em residências ou em empresas que possuem poucos valores.
Cofres de Média Segurança
Esses cofres são difíceis de ser encontrados no mercado a pronta entrega. Cofres de média segurança são fabricados com chapas de aço mais reforçada e concreto de alta resistência.
Esses cofres possuem fechadura de alta segurança certificada por laboratórios internacionais, como UL USA (Underwriters Laboratory). As fechaduras desses cofres também são intercambiáveis, ou seja, não necessitam de técnico para troca de combinação.
A norma de segurança da UL possui alguns requisitos que visa estabelecer a classificação e resistência de portas, cofres e painéis blindados de acordo com o período que eles podem suportar um ataque de ferramentas, tais como como pé de cabra, chaves de fenda, alavancas, lixadeiras, esmerilhadeiras, furadeiras, maçaricos de corte ou a combinação destes meios. As classificações, baseadas no tempo de arrombamento são as seguintes:
- Classe M – 1/4 de hora (25 min);
- Classe 1 – 1/2 hora (30 min);
- Classe 2 – 1 hora (60 min).
O Cofre de Média Segurança Fichesul tem uma ótima segurança em relação a ataques rápidos. A maioria dos cofres comercializados no mercado não tem qualquer sistema de segurança anti perfuração e anti desvio do mecanismo. Já o Cofre de Média Segurança da Fichesul possui estes mecanismos de defesa. Este cofre foi desenvolvido para ter uma ótima elação custo-beneficio.
O Cofre de Média Segurança Fichesul possuem furação para chumbá-los no chão. Para retira-los é necessária uma força de no mínimo 2.000 kgs.
Esse modelo é ideal para farmácias, escritórios de advocacia, grandes empresas, escritório de contabilidade, mini mercados, lojas de materiais de construção, loja de departamentos, clínicas de estética, igrejas e comercio em geral.
Cofre de Alta Segurança Fichesul
O Cofre de Alta Segurança Fichesul foi desenvolvido para empresas que necessitam de extrema proteção, tais como joalherias, bancos, fábricas de cartões, indústria farmacêuticas, hipermercados, pedágios, transportadoras de valores, casas de câmbio, mineradoras, hospitais, entre outros.
Esse cofre foi projetado para aguentar ataques mais robustos, possui maior blindagem e concreto de alta densidade. Caso o Cofre de Alta Segurança Fichesul seja atacado por materiais cortantes, tais como marteletes, esmerilhadeiras ou furadeiras, ele derretem a ponta do material pois provoca desfibrilamento.
O Cofre de Alta Segurança Fichesul ainda possui blindagem química, uma proteção contra maçaricos. Assim que essa blindagem é ativada, o cofre emite uma fumaça tóxica que obriga o agressor a abandonar o local.
Este cofre ainda possui um sistema de relocking: um mecanismo de intratravamento de alta segurança que é ativado quando se identifica um possível ataque. Nesse caso a abertura do cofre deve ser forçada posteriormente, pois uma vez ativado o relocker, a porta não abrirá com a chave com o segredo.
Para empresas que necessitam de proteção pesada, o Cofre de Alta Segurança Fichesul é o modelo ideal. Ele possui uma chapa grossa de aço, paredes de resistência altíssima, mecanismos de superproteção e maçanetas contra torção. Esse modelo pode pesar entre 400 kg e 1.200 kg. Ao ser chumbado, para que esse cofre seja retirado do chão, é necessário uma força de no mínimo 3.000 kg.