Guarita de Segurança: o que é, como funciona e para que serve?

Guarita de Segurança: o que é, como funciona e para que serve?

| 06.10.2022

Definitivamente se existe uma área que precisa de reforços quando falamos de proteção, esse espaço é a guarita de segurança.  

Os serviços de portaria e controle de acesso devem passar por uma análise estratégica na hora de implementar equipamentos, ou ao invés de proteger, eles poderão comprometer a segurança. 

Agora, quando falamos da guarita de segurança, diferentemente de uma portaria, esses ambientes são mais complexos e exigem um pouco mais de agilidade e conhecimento de segurança preventiva de riscos e controle de acesso.    

Assim, uma guarita de segurança adequada, deve oferecer abrigo contra intempéries, mas o mais importante é apresentar uma alta proteção a sua integridade física, sempre de acordo com o risco que o local oferece, ou seja, quanto mais vulnerável a sua localização for, maior serão os esforços para criar uma guarita de segurança de alto nível.  

De modo geral, essas construções são encontradas em condomínios, ruas, comércios e etc. Nesse sentido, elas trazem muitos benefícios e iremos abordar alguns deles mais adiante. Acompanhe! 

O que é uma guarita de segurança? 

Sempre que falamos desse espaço, começamos explicando como ele é construído, pois se trata de uma pequena construção, frequentemente feita de alvenaria, metal ou até mesmo madeira.  

O principal objetivo dela é abrigar com segurança os profissionais da vigilância do local durante as suas atividades de controle de acesso e vigia.  

Todavia, de nada adianta uma estrutura 100% segura, se o pessoal que atuar nela não estiver treinado nos serviços dos quais ela oferece. Portanto, essa é uma parte fundamental para quem implanta uma guarita de segurança nas empresas. 

Dessa forma, podemos dizer que o que melhor funciona é aliar uma guarita de segurança a estratégias voltadas aos serviços de portaria.  

Entenda quais são as funções de uma guarita de segurança: 

  • Funciona como abrigo aos profissionais; 
  • É um ponto de controle de acessos da portaria; 
  • Todos os monitoramentos são realizados por lá; 
  • Atua como proteção do vigilante.  

O que é uma guarita de segurança blindada? 

guarita de segurança

Assim como as guaritas sem blindagem, as que contam com esse reforço extra também são projetadas para abrigar os serviços da portaria. Porém, a diferença está na resistência aos impactos de arma de fogo conforme o seu nível de blindagem. 

Os níveis de blindagem servem para entender quais tipos de projéteis essa proteção é capaz de suportar sem que haja o comprometimento e riscos à integridade física do funcionário.  

Todos esses níveis de blindagem passam por testes até serem aprovados pelo Ministério da Defesa | Exército Brasileiro, assim como, a norma de segurança e ABNT – NBR 15000 (Associação Brasileira de Normas Técnicas). 

Atualmente, há quatro níveis de blindagem, sendo que dois são os mais utilizados. Confira:  

  • Nível I: neste modelo não há restrições com relação ao seu uso, mas em contrapartida ele oferece baixa resistência, limitando-se à calibres como os 22 e 38; 
  • Nível II: seguindo a lógica, esse nível de proteção é um pouco mais forte do que o mencionado anteriormente e sua resistência se dá por meio de disparos de 9 milímetros e Magnum 357.  
  • Nível III-A: aqui surge uma das blindagens mais utilizadas, juntamente com o nível II. Esses modelos resistem a todos os calibres de revólveres e pistolas, bem como, submetralhadoras.  

Por não haver restrições de uso, uma guarita de segurança se encaixa perfeitamente em blindagens com esse nível.   

  • Nível III: conforme os níveis vão aumentando, as resistências também sofrem esse acréscimo. Sendo assim, este nível oferece resistência a tiros de fuzil.  

Contudo, para implementá-lo é preciso contar com uma licença especial do Exército Brasileiro. 

  • Nível IV: o seu uso é exclusivo a empresas de segurança e portaria, além de transportadoras de valores e outras que possam vir a comprovar a necessidade dessa blindagem.  

Esse é o mais poderoso nível de blindagem, já que resiste a disparos de metralhadoras, ataques aéreos de mísseis e, até mesmo, granadas. 

Como seria uma guarita de segurança ideal? 

  1. O tamanho deve ser adequado às necessidades do local e nível de segurança necessário; 
  1. É preciso seguir a elevação e recuo de pelo menos três metros da rua; 
  1. O acesso deve contar com duas portas em sistema de clausura, assim como, um banheiro interno; 
  1. Com relação a blindagem, é importante que ela vá além dos vidros, contemplando ainda a alvenaria e portas; 
  1. A visibilidade deve privilegiar de dentro para fora, pois ao contrário a visão deverá ser bloqueada. Outro fato a ser considerado aqui, é a visão de no mínimo 180 graus da rua e do perímetro que o vigilante deve ter; 
  1. Todos os equipamentos que compõem essa guarita de segurança devem ser confortáveis, ergonomicamente falando; 
  1. A iluminação interna deve ser alta, auxiliando na identificação dos indivíduos que adentram ao local. 

Em resumo, uma guarita de segurança para ser considerada eficiente e segura, não pode ter em hipótese alguma, nenhum tipo de distração, por exemplo, jornais e televisão.  

A guarita de segurança da Fichesul  

guarita de segurança

Essa guarita de segurança se diferencia das demais disponíveis no mercado, principalmente por ser construída em aço ou com blocos estruturais de altíssima resistência.  

A partir disso, toda a sua estrutura é projetada para oferecer essa alta segurança, indo desde as portas, esquadrilhas e janelas.    

Em situações de emergência, a Guarita de Segurança Fichesul assegura a integridade do profissional, garantindo tempo tempo hábil para as ações de apoio.  

A boa notícia é que todos esses projetos de guaritas são realizados sob medida, conforme as necessidades do cliente, isto é, você nos conta como precisa garantir essa proteção e nós apresentamos a melhor solução. 

Fale conosco clicando aqui. 

Aproveite e leia também sobre os principais modelos de cofres e como escolher o ideal para a sua empresa ou residência.  

Até breve! 

Entre em contato